Processadores - AMD

História dos Processadores AMD

A empresa  AMD,  foi fundada em 1969 e sua principal atividade era a produção de chips para a empresa  INTEL mas a partir de um certo tempo decidiu caminhar com as próprias pernas, foi onde começou a  produzir seus próprios produtos, mas em função do monopólio da Intel, os preços dos produtos da AMD eram muito mais baixos.
A AMD  começou a lançar seus produtos em 1985 com o processador 386 com suporte a 32bits com velocidades de 16Mhz a 40Mhz.

Depois em 1989 lançou o processador 486 com velocidades de 22Mhz a 50Mhz e com processador matemático integrado.
E em 1995 lançou o processador 586 que na realidade era o mesmo  486 adaptado para ser pouco mais veloz, mas esse lançamento foi frustrado pelo lançamento da Intel que chegava a 150Mhz e tinha sido lançado antes que o 586 da Amd.

Diante do fracasso do 586, a AMD decidiu criar sua estrutura de processador e em 1996 lançou o K5, que era bem mas veloz que o 586 mas que mesmo assim não passava de 116Mhz, o que o deixava para traz em relação a Intel.

Em 1997 a Amd comprou um projeto do que seria um processador 6x86de uma empresa chamada Next-Gen, fez algumas melhorias e o lançou como o K6, dando inicio ai a guerra entre Amd e Intel para dominar o mercado,
Em 1998 lançou o K6-2 para disputar com o Pentium MMX e o Pentium 2, em 1999 foi a vez do K6-3 para disputar com o Pentium 3.

A partir de 2000, a Amd deu inicio a fabricação dos processadores da linha Athlon, como segue a baixo.
- Athlon Thunderbird em 2000
- Athlon Duron em 2000
- Athlon MP em 2002
- Athlon 64 em 2003
- Athlon Opteron em 2004


Nesse artigo vamos falar sobre as principais características de cada processador com o intuito de esclarecer todas as dúvidas com relação a esse assunto.

A linha Athlon é uma das principais linhas de processadores da Amd, eles  possuem recursos e tecnologias dedicadas a usuários que necessitam de um alto desempenho mas que procuram processadores com o preço mais acessível. Os processadores Athlon mais utilizados são:

AMD Athlon X2

Os processadores da série x2 tem pouca diferença entre eles, todos são dotados de dois núcleos, suportam S.O. de 32 e 64 bits, a diferença entre eles está na quantidade de memória interna, o cache, L1, L2 e L3, sem contar que alguns processadores Athlon utilizam soquetes (AM2 e AM2+) diferentes.

AMD Athlon II

Com um plano que a AMD criou para poupar energia, surge a segunda geração, o Athlon II e outra vantagem é que essa linha já vinha com três e quatro núcleos. A empresa percebeu que a arquitetura do Athlon é ideal para suportar até quatro núcleos e apresentar um excelente desempenho para boa parte dos usuários.

AMD Athlon II X2

A linha Athlon II inicia suas vendas com os processadores de núcleo duplo. Os AMD Athlon II X2 são muito semelhantes à antiga linha Athlon X2, porém trazem quantidade maior de memória cache L1 e L2 (alguns modelos de Athlon X2 contavam com a mesma quantidade de cache L2, mas da linha vendida atualmente todos os Athlon X2 possuem metade da memória L2) e suporte a memória DDR3.

AMD Athlon II X3

Como já citado, a série Athlon II trouxe novos processadores com três e quatro núcleos. Os CPUS Athlon II X3 são modelos intermediários. Apesar de possuírem três núcleos e mais memória cache L1, eles trazem menor quantidade de memória cache L2. Os CPUs Athlon II X3 suportam memória DDR3 de até 1333 MHz (enquanto o Athlon II X2 suporta memórias de até 1066 MHz).

A AMD lançou também processadores Athlon II X3 mais econômicos, os quais recebem o nome de “Energy Efficient AMD Athlon™ II X3 Triple-Core Processor”. Obviamente, estes modelos são mais econômicos, mas também rodam em frequências mais baixas. Veja os modelos do Athlon II X3 fabricados e comercializados atualmente pela AMD.

AMD Athlon II X4

E encerrando a linha de processadores Athlon II, temos os processadores de quatro núcleos. Os processadores AMD Athlon II X4 que além de sua eficiência e maior quantidade de cache L1 sem falar nas frequências altíssimas, os processadores de quatro núcleos também possuem versões econômicas.

AMD Athlon Neo

Outra arquitetura lançada pela AMD foi o Athlon Neo. Esses processadores foram criados para serem utilizados em notebooks ultrafinos e que precisam de uma longevidade de bateria ainda melhor. Os processadores Athlon Neo utilizam apenas um núcleo, porém apresentam ótimos resultados até para trabalhar com sistemas operacionais mais robustos — como o Windows Vista. Não há informações sobre os modelos atuais do Athlon Neo, por isso por isso nos retemos a apenas essas informações.

AMD Sempron

Podemos descrever o Sempron como sendo uma versão simplificada do Athlon, desenvolvido para usuários menos exigentes. Mesmo com uma arquitetura interna bem diferente, ele possui vários recursos presentes nos processadores da série Athlon. Dentre todos os processadores vendidos pela AMD, os Sempron são os únicos voltados aos Desktops que não possuem múltiplos núcleos.

AMD Turion

AMD Turion é o modelo fabricado pela AMD desenvolvido especialmente para uso em notebooks. Seu principal objetivo é o uso otimizado de energia, para prevenção do desgaste da bateria. Além disso, esta CPU também administra as suas tarefas de forma eficiente, usando dois núcleos para o processamento.

AMD Turion X2 Ultra

A principal característica deste processador é o chamado “trabalho sobre demanda”, que consiste na diminuição do ritmo de trabalho quando não necessário. Por exemplo, se as aplicações que estão sendo executadas não necessitam muito processamento, o Turion não irá trabalhar em sua capacidade máxima, deste modo preservando energia. Rodando programas de 32 e 64 bits, ele possui um desempenho excelente em laptops. Veja os modelos encontrados nos notebooks atuais:

AMD Phenom

Para jogadores entusiastas e usuários que desejam o melhor desempenho em questão de processamento, sem sombra de dúvidas, os processadores da série Phenom são ideais. A linha Phenom foi lançada há algum tempo para competir de igual para igual contra os CPUs da Intel.

AMD Phenom X3

Os Phenoms X3 são processadores de três núcleos que trazem uma quantidade razoável de memória cache L2 e L3. Atualmente, a AMD fabrica e disponibiliza no mercado seis versões do AMD Phenom X3. Cada um possui nível de frequência diferente, porém todos utilizam o soquete AM2+ e a mesma quantidade de memória cache.

AMD Phenom X4

Dando sequencia a arquitetura dos processadores de quatro núcleos, os processadores da linha AMD Phenom X4 trazem ótimas configurações internas e ainda contam com maior quantidade de memória cache interna. Evidentemente, o AMD Phenom X4 traz quatro núcleos e possui tecnologia interna de 65 nm (nanômetros). Estes processadores também utilizam o soquete AM2+ e suportam ao mesmo tipo de memória dos Phenom X3 (DDR2 de até 1066 MHz).

AMD Phenom II X2

Assim como linha Athlon evoluiu, a linha Phenom também recebeu inovações Contando com mais modelos que a série antiga, a linha Phenom II estreou com uma incrível novidade: processadores de arquitetura Phenom, mas com apenas dois núcleos. Há apenas dois modelos de Phenom II X2.

AMD Phenom II X3

O AMD Phenom II X3 foi criado como um processador intermediário. As freqüências dos modelos Phenom II de três núcleos são mais baixas e a memória cache L2 destes processadores também é menor. A série Phenom II X3 conta com quatro processadores, dois comuns e dois econômicos (do tipo Energy Efficient AMD).

AMD Phenom II X4

A última palavra em alto desempenho é AMD Phenom II X4. Com o avanço constante dos processadores da Intel, a AMD não pensou duas vezes e investiu pesado em processadores ainda mais robustos. O AMD Phenom II X4 foi criado para competir diretamente com os CPUs de quatro núcleos da concorrente. Seu desempenho é incrível em quase todos os aspectos, sendo que em jogos ele desempenha resultados impressionantes, que o coloca entre os melhores processadores do momento.

AMD Opteron

A linha AMD Opteron foi desenvolvida para servidores e estações de trabalho que exigem uma grande quantidade de processamento. Os processadores desta linha podem operar com até seis núcleos, dependendo da versão. Obviamente, estes processadores funcionam de maneira surpreendente em qualquer sistema operacional e suportam programas de 32 e 64 bits.

Os processadores AMD Opteron foram designados para trabalhar com tarefas que acessam o processador a todo o momento, por exemplo: hospedagem de sites, acessos a banco de dados e ambientes de transferência (streaming) que necessitam muito processamento. Em processadores comuns, pode ocorrer um estresse muito grande nessas tarefas, chegando a travar o processador. Já o Opteron evita todos esses problemas, gerenciando o computador de maneira eficiente em momentos de apuro.
Phenom II X6: o six-core da AMD

Com o lançamento do Gulftown, a AMD se apressou em lançar um processador six-core para desktops, baseado no core Tuban, dando origem ao Phenom II X6.

Na verdade, a AMD foi a primeira a lançar um processador si-core nativo, com as séries 24xx e 84xx do Opteron, baseados no core Istanbul. Entretanto, eles eram processadores para servidores, o que limitou muito o uso, permitindo que a Intel roubasse a cena.

O Tuban nada mais é do que uma versão levemente modificada do Istanbul, produzido usando uma técnica de 45 nm. Dentro do processador, as principais modificações foram a eliminação dos links Hyper-Transport adicionais (preservando um único link para a comunicação com o chipset) e o controlador de memória, que foi modificado para suportar módulos de memórias DDR2 e DDR3 unbuffered. Ele é perfeitamente compatível com placas soquete AM2+ e AM3 anteriores, desde que exista suporte por parte do BIOS. Cada um dos seis núcleos inclui os tradicionais 512 KB de cache L2, mas o cache L3 compartilhado continua sendo de 6 MB (assim como no Phenom II), o que resulta em uma proporção de cache por núcleo mais baixa. O motivo de a AMD ter mantido o mesmo cache é a questão da contagem de transistores, já que mesmo com apenas 6 MB, o Tuban inclui nada menos do que 904 milhões de transistores.

Fisicamente, ele é o maior processador para desktops já produzido pela AMD, com um total de 346 mm². Dentro do processador, você pode distinguir claramente os seis blocos que formam os núcleos e o grande bloco referente ao cache L3:

Apesar do maior número de núcleos, o Tuban é capaz de operar a frequências surpreendentemente altas para um processador de 6 núcleos, graças ao uso do high-k dielectric (a mesma tecnologia usada pela Intel desde o Penryn), que foi também adotado pela Global Foundries como parte do refresh do processo de fabricação de 45 nm. Em overclock, é possível atingir os 3.8 GHz com relativa facilidade, mesmo nas primeiras versões.
Como uma resposta ao Turbo Boost do Nehalem, a AMD incorporou uma função similar, batizada de Turbo CORE. Apesar do objetivo ser o mesmo, o Turbo CORE é bem mais simples, baseado apenas no número de núcleos ativos e na temperatura.

Assim como em outros processadores da AMD, o Phenom II X6 é capaz de reduzir o clock dos núcleos ativos em degraus. Sempre que três ou mais núcleos estão ociosos e operando na frequência mínima (800 MHz) e os demais estão ocupados, o processador aumenta a tensão (de todos os núcleos) em 0.15V e aumenta a frequência dos núcleos ativos em 400 ou 500 MHz (de acordo com o modelo), mantendo o overclock até que mais núcleos sejam requisitados, ou até que o teto de temperatura seja excedido.

Em termos de consumo elétrico, o Turbo CORE do Tuban não é tão eficiente, pois o processador carece de um sistema de gerenciamento de tensões independente para cada núcleo e não é capaz de desativar completamente os núcleos ociosos. Em termos de desempenho, entretanto, ele faz seu trabalho, oferecendo um ganho proporcional de desempenho em aplicativos que utilizam apenas um, dois ou três núcleos.

Os dois modelos iniciais são o 1055T e o 1090T Black Edition. O "T" indica a presença do Turbo CORE e passará a ser usado em todos os modelos com suporte a ele:

Phenom II X6 1090T BE: 3.2 GHz (3.6 GHz com turbo), 6 MB, 125W
Phenom II X6 1055T: 2.8 GHz (3.3 GHz com turbo), 6 MB, 125W

Embora o Tuban não seja capaz de concorrer diretamente com Gulftown em termos de desempenho, a AMD passou a oferecê-lo por preços muito mais baixos (a partir de US$ 200), posicionando-o como um concorrente dos Core i5 quad-core. Isso fez com que ele passasse a ser uma opção acessível para PCs de alto-desempenho, destinados a tarefas onde os núcleos adicionais podem ser bem utilizados. Ele é também uma opção de upgrade para quem tem um Phenom II X4 e quer mais desempenho, já que na grande maioria dos casos é possível atualizar diretamente, trocando apenas o processador.

AMD FX-8150

O AMD FX-8150, da arquitetura Bulldozer, possui especificações de dar água na boca. É o primeiro processador de oito núcleos para desktops e trabalha a uma frequência para lá de alta: 3,6 GHz. Quando poucos núcleos estão sendo utilizados, o clock do processador é automaticamente aumentado para 4,2 GHz com a função turbo.

A maravilha tecnológica é fabricada em processo de 32 nm, mesmo dos Intel Sandy Bridge e possui ainda 8 MB de cache L2 e mais 8 MB de cache L3, com um controlador de memória suportando módulos DDR3 de até 1866 MHz.